sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa Cristã








Como e por que comemorar a Páscoa?






É chegada a Páscoa e a questão é: Como comemorar esta tão importante data para os cristãos? O Pastor Josué Gomes, presidente da Igreja Evangélica Ministério da Plenitude , em entrevista exclusiva ao Portal Melodia, nos ensina a conhecer o verdadeiro sentido desta data.



Portal Melodia - Como o cristão deve comemorar a páscoa?



Pastor Josué Gomes - Com relação a comemoração da Páscoa, trazemos a palavra de Matheus capítulo 26, quando os discípulos chegam até Jesus Cristo e perguntam a ele de que forma e em que lugar ele gostaria de comemorar a páscoa. Jesus manda procurassem um determinado homem e ali eles teriam um lugar. Ele determinou que fosse preparado todo o material para que a Páscoa fosse comemorado por eles. Este episódio dá inicio ao que nós conhecemos hoje e praticamos em todas as igrejas: a Santa Ceia do Senhor. A Santa Ceia marca a comemoração da páscoa dentro do nosso contexto que vivemos hoje debaixo da nova Aliança. Quando Jesus Cristo se entrega, derrama o seu sangue, entrega seu corpo para libertar nós pecadores do julgo do pecado. Assim como Deus providenciou Moisés para retirar o povo da escravidão no Egito e conduziu a nova terra e a nova Canaã. Deus envia, não mais um homem para retirar de uma terra e transferi-la para a outra, Deus manda seu próprio filho, para retirar o homem de um estado, para transportá-lo para um estado muito mais elevado, muito mais sublime, que é o estado de filhos de Deus, através da adoção pela mediação de Jesus Cristo com nosso Senhor.



A páscoa tradicional comemora a saída do povo do Egito e a posse da nova terra em Canaã, até hoje este dia é comemorado pelos judeus, esta comemoração da grande libertação e da nação que vemos hoje.

Nos dias de hoje a igreja de Jesus Cristo tem como seu ápice a comemoração da grande libertação que o Senhor nos trouxe tirando-nos do mundo e trazendo para sua maravilhosa Luis. Como vemos na epistole de Pedro, se não me engana a memória no capitulo 2, diz que antes nos pertencíamos ao mundo, nós éramos do mundo, mas que agora fomos tirados das trevas para sua maravilhosa luz. Agora somos o Povo Eleito, sacerdócio real, a nação santa. Temos então esta celebração maravilhosa, a nova páscoa estabelecida por Cristo quando ele é grande libertador desta nação santa e maravilhosa.



Portal Melodia – É possível inserir os símbolos do coelho e do ovo de páscoa na infância cristã?



Pastor Josué Gomes - A questão do símbolo é impossível inserir dentro de um contexto cristão. O que nós aceitamos e não consideramos profano, porque fazemos uma comemoração social, é um momento de se comer um chocolate, da família estar confraternizando, de comprar algo para a pessoa que amamos. Basicamente impossível inserir ovo de páscoa e coelho dentro da comemoração da páscoa. A comemoração é participando do corpo e do sangue de Jesus, que é a celebração da Santa Ceia do Senhor até que ele volte.

Eu acredito que uma grande estratégia de ensinar a criança, é pegar o chocolate que a criança está interessada em receber este presente gostoso, e aproveitar este momento para atrair a atenção dela, para os pais poderem expor o verdadeiro significado na páscoa, que não está centrado e muito menos simbolizado pelo ovo ou pelo coelho.



Autor: Karla Lopes

Fonte: www.melodia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário